sexta-feira, 24 de junho de 2016

Eu escolhi conversar.

São exatamente 23:31 de uma quinta-feira. Tive que interromper o que estava fazendo para aconselhar uma amiga que passou o dia sofrendo por conta de um guri. Esse sofrimento, como todos os outros que ela passou e eu presenciei, decorreu-se de uma má comunicação e eu lembrei de uma frase (filosofia de vida, praticamente) de um homem especial pra mim. Ele fala com muito orgulho: "I believe in communication! It's the way of the future!"

As pessoas possuem o péssimo hábito de querer que o outro saiba exatamente o que ela está pensando, querem que o outro entenda todos os sinais possíveis e imagináveis. E se isso não acontecer, se o outro não entender as mensagens, ele é um insensível, ele não se importa e que seja o fim de tudo, então.

Acontece que ninguém é obrigado a entender sinais. Não se deve concluir que alguém não se importa porque ele não entendeu aquele seu suspiro ou porque não entendeu seu silêncio. As pessoas não possuem bolas de cristal, não leem mentes. Algumas são desligadas e avoadas. Então, se algo te incomoda, fale! E é aqui que a frase dele se encaixa tão bem, porque nada melhor do que a comunicação. Nada melhor do que a exposição de ideias e sentimentos de forma clara, de forma que todos possam se entender da melhor forma possível. Sem achismos e incertezas, coisas que eu detesto. 

Um relacionamento tem que ser pautado na confiança, na estabilidade e na segurança. Nenhum se mantém com achismos e incertezas e achar que você pode manter um nessas condições é querer se enganar. É querer sofrer por nada, porque uma simples conversa poderia ser a solução dos problemas. Um "eu não gostei de tal coisa que você fez", "tal coisa me magoou" podem ser a chave. Se foi feito isso e nada mudou, aí o problema já não é a falta de comunicação.

Sabe aquela campanha religiosa "Eu escolhi esperar"? Pois então, não escolha esperar que o outro entenda suas mimicas. Escolha conversar. Porque não adianta emitir sinais, esperar que o outro entenda e mude e, vendo que não houve mudança, ficar sofrendo com isso. Conversar evita desgastes, evita carregar pesos desnecessários e alivia. Todos deveriam acreditar em comunicação. Ela é mesmo o caminho do futuro.


P.S.: Ah! E não fale só quando algo te desagradar. Fale também quando fizerem algo que você tenha gostado, fale da beleza do outro, do sorriso, de sua importância. Fazer isso também é demonstrar preocupação e zelo com o relacionamento, seja ele romântico ou não. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário